IMPORTÂNCIA DO PEQUENO-ALMOÇO
Sabias que …
Um estudo de uma revista portuguesa de Defesa do Consumidor indica que entre os adolescentes 20% dos rapazes e 30% das raparigas não têm o hábito de tomar o pequeno-almoço regularmente e cerca de 1% dos jovens ignora completamente esta refeição.
O facto de não se atribuir ao pequeno-almoço a importância que lhe é devida deve-se, talvez, ao seu próprio nome. Dever-se-ia, isso sim, chamar primeiro-almoço, para que se começasse a considerá-lo tão importante quanto o almoço ou o jantar.
Para que serve o "pequeno-almoço?"
O pequeno-almoço é uma refeição MUITO IMPORTANTE, pois alivia o jejum nocturno, permite-nos “recarregar as baterias”, fornecendo ao corpo as energias que necessita para funcionar durante o dia.
O pequeno-almoço deve conter 20% dos alimentos diários, sendo : COMPLETO, EQUILIBRADO e VARIADO.
O que deve conter um bom pequeno almoço?
- Leite, queijo ou iogurtes – fornecem proteínas de elevado valor biológico, minerais (cálcio e outros) e vitaminas;
- Cereais e derivados (pão, cereais de pequeno-almoço, etc.) – fornecem açúcares complexos (como o amido) que permitem o fornecimento contínuo de energia ao longo da manhã;
- Frutos (fruta fresca, batidos e sumos de frutas) – principalmente os citrinos, os frutos de bagas, o kiwi e o ananás são ricos em vitamina C, beta-caroteno e fibras.
- Cansaço, visão turva, perda de força muscular, dores de cabeça, irritabilidade, enjoos e vómitos. Isto dá-se devido a não termos muita energia, pois não tomámos o pequeno-almoço.
- Diminuição de capacidade intelectual e rendimento escolar, pois não se responde satisfatoriamente a desempenhos físicos e intelectuais.
- Desatenção, agitação, sonolência e fraqueza.
- Aumento do apetite para a refeição seguinte, que pode levar a comer em excesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário