Foi esta sexta-feira apresentada na Escola Secundária de Amora a peça de teatro Duas Vidas, da autoria do jovem Fábio Moreira, que também é o actor principal.
A apresentação, com o patrocínio do Projecto de Promoção e Educação para a Saúde, foi de um drama/musical que retrata a vida dupla de um jovem homossexual de 16 anos, que já sabe o que quer da sua vida. Leonardo é o seu nome mas só é tratado assim em ambiente familiar, pois é transformista e nesse meio é conhecido por Ana Pétrova.
A sua vida dupla não é conhecida por ninguém, excepto de Pedro, seu melhor amigo e frequentador dos bares onde Ana Pétrova actua. A dada altura, Leonardo conhece Tiago, com quem tem um relacionamento sexual de uma noite, após a qual não o volta a contactar.
Mais tarde e por mero acaso, acabará por descobrir que Tiago é portador do vírus VIH e, assustado, dirige-se a um CAD onde é informado que é seropositivo.
Este é o ponto de partida para uma peça com a duração de cerca de 80 minutos, onde se aborda, em linguagem acessível, com muito humor e música à mistura, a temática sensível da homossexualidade e da SIDA entre os jovens.
A apresentação foi acompanhada por elementos da Associação Ser+, que distribuíram panfletos e preservativos pela audiência, aproveitando para esclarecer qualquer questão que surgisse.
A Ser+ é uma associação de pessoas seropositivas a trabalhar para pessoas seropositivas, privilegiando o envolvimento destas nas políticas nacionais e internacionais do VIH/SIDA, bem como na resolução dos seus próprios problemas, conforme o princípio GIPA (Paris, 2004). A Associação Ser+ existe,afinal, porque é possível viver com o VIH.
Sem comentários:
Enviar um comentário