Assinala-se hoje a 10ª edição do Dia Europeu Sem Carros, uma iniciativa que já não pára o trânsito nas principais cidades: Lisboa e Porto não fecham as suas ruas este ano.
No Porto o dia será assinalado com iniciativas pontuais, como uma escolinha de trânsito e uma corrida de carros movidos solares, e em Lisboa vão estar em destaque as bicicletas e os eco-veículos.
À margem deste dia, que encerra a Semana Europeia da Mobilidade, está também a autarquia de Setúbal, que vai apenas condicionar o acesso à Praça Bocage.
O vereador do Ambiente, Manuel Pisco, admite que, apesar de a cidade ter participado sempre, o retorno nem sempre o tem justificado: “O balanço entre os inconvenientes causados e a poupança por vezes é difícil de calcular”, refere Manuel Pisco, acrescentando que as pessoas são muitas vezes obrigadas a percorrer “distâncias maiores, em vez de irem pelos locais a que estavam habituadas”. Ainda assim, diz, “considerou-se este ano que o mais útil seria apontar para uma alternativa energética para os automóveis”.
Setúbal assinala este ano Dia Europeu Sem Carros com uma exposição e com a inauguração de um ponto de carregamento para veículos eléctricos.
Sem comentários:
Enviar um comentário