15 de fevereiro de 2010

Dia Internacional da Criança com Cancro

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Criança com Cancro, data que será recordada na próxima quinta-feira, 18 de Fevereiro, com a presença no Anfiteatro Grande da Escola Secundária de Amora da Associação Acreditar, cujo lema é tratar a criança com cancro e não apenas o cancro na criança.
Portugal não está imune ao crescimento do número de tumores na infância que se tem verificado por todo o mundo, registando anualmente cerca de 300 diagnósticos. Para justificar estas estatísticas não existem, para já, argumentos concretos, embora os especialistas não descartem variáveis ligadas à poluição e à alimentação durante a gravidez.
Ao incremento dos diagnósticos de cancro, há também que relacionar, dizem os investigadores, uma melhoria significativa dos métodos de diagnóstico e de codificação dos tumores.
Entre as regiões mais afectadas, destacava-se Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Açores, tendo este arquipélago ultrapassado ligeiramente a média nacional de cinco mortes em cada mil nascimentos.
A Associação Acreditar é uma associação de pais e amigos de crianças com cancro, que conta com as contribuições e o voluntariado de todos os que desejarem ajudar, saiba mais em http://www.acreditar.org.pt/index.php/como-ajudar.html. Para já fica a sugestão de aderir à recolha de pensos coloridos que irá ser realizada pelos alunos da E.S.A., uma forma simples de dar a sua contribuição para este projecto tão meritório.