30 de outubro de 2011

Dia Mundial de Luta contra o Cancro da Mama

Número de casos novos por ano: 150 mil 
Número de mortes por ano: 44 mil 
O cancro da mama é o cancro mais comum nas mulheres, sendo responsável por 27% dos casos de cancro das mulheres, e a sua incidência está a crescer gradualmente. A incidência nas mulheres de raça branca é um pouco maior do que nas mulheres de raça negra. Nas partes do mundo onde a incidência de cancro da mama é alta, como nos EUA, Canadá, Europa Ocidental e Austrália, o risco maior verifica-se por volta dos 65 anos.
A taxa de mortalidade para o cancro da mama mantém-se praticamente ao mesmo nível que em 1930. Embora o cancro do pulmão seja actualmente responsável por um maior número de mortes entre as mulheres do que o cancro da mama (sendo fatal em 87% dos casos), este último é mais comum. No Japão, o cancro da mama é menos frequente do que nos países ocidentais, talvez devido a um estilo de vida diferente. A sua detecção precoce, por meio de mamografias e autoexame, melhora a taxa de sobrevivência de forma drástica.

20 de outubro de 2011

Dia da Osteoporose

A osteoporose é uma doença óssea sistémica caracterizada por uma densidade mineral óssea (DMO) diminuída e alterações da microarquitectura e da resistência ósseas que causam aumento da fragilidade óssea e, consequentemente, aumento do risco de fracturas.
Se não for prevenida precocemente ou tratada, a perda de massa óssea vai aumentando progressivamente, de forma assintomática até à ocorrência de uma fractura.
O que caracteriza as fracturas osteoporóticas é ocorrerem com um traumatismo mínimo, que não provocaria fractura dum osso normal. Também se chamam, por isso, fracturas de fragilidade.
Uma vez que o número de mulheres em risco de desenvolver osteoporose pós-menopáusica aumenta à medida que a população vai envelhecendo, é fundamental identificar de forma precoce e exacta quais as que se encontram em risco de sofrer fracturas.
Habitualmente não ocorrem sintomas clínicos de osteoporose antes da ocorrência de uma fractura.
A osteoporose é considerada uma doença assintomática. De facto, durante a progressão da doença, os ossos tornam-se progressivamente mais frágeis sem que os indivíduos afectados o percebam.
Exceptuando os casos em que o doente efectua o rastreio da doença, o diagnóstico só se realiza após a ocorrência de uma fractura:
  • para muitas mulheres pós-menopáusicas, a ocorrência da primeira fractura osteoporótica é o primeiro sintoma sugestivo da doença;
  • a ocorrência de fracturas osteoporóticas vertebrais é a complicação da osteoporose pós-menopáusica mais frequente e muitas vezes a mais precoce;
  • nesta fase, a micro-estrutura interna do osso pode já ter sofrido uma grande destruição e a doença encontrar-se num estado bastante avançado;
  • frequentemente (em aproximadamente dois terços dos casos), as fracturas vertebrais não são diagnosticadas por não produzirem sintomas ou por os sintomas associados - dor na região dorsal ou lombar - serem banais e inespecíficos (i.e. surgem em muitas outras situações clínicas para além das fracturas);
  • após a primeira fractura , muitas vezes não diagnosticada, o risco de novas fracturas aumenta, podendo ocorrer múltiplas fracturas vertebrais e consequente aumento da morbilidade (i.e. das queixas e das perturbações associadas à doença) e da mortalidade;
  • o diagnóstico e o tratamento precoces da doença são, portanto, fundamentais tendo em vista a prevenção das fracturas. 

16 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se no dia 16 de Outubro e foi criado em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura. Em 2011, as comemorações do Dia Mundial da Alimentação vão ter como tema principal Preços da Alimentação - Da Crise à Estabilidade.

Principais Objetivos do Dia Mundial da Alimentação

  • Desenvolver medidas para combater a fome e sensibilizar as pessoas para adoção dos mesmos;
  • Sensibilizar as pessoas para necessidade da produção agrícola e estimular os apoios nacionais, bilaterais, multilaterais e não-governamentais para este fim;
  • Ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias em países subdesenvolvidos;
  • Sensibilizar todos os países para importância da ajuda nacional e internacional na luta contra a fome, subnutrição e pobreza;
  • Estimular participação da população rural, em especial as mulheres e as camadas sociais mais desfavorecidas, nas decisões e actividades que influenciam as suas condições de vida.

10 de outubro de 2011

Dia Mundial da Saúde Mental


A Saúde Mental implica sentirmo-nos bem connosco e na relação com os outros, sermos capazes de lidar de forma positiva com as adversidades e não temermos o futuro.
É sabido que a saúde mental e a saúde física são duas vertentes fundamentais e indissociáveis da saúde, bem como a saúde "social".
Os problemas de saúde mental mais frequentes são a ansiedade, o stress continuado, a depressão e a dependência de álcool e outras substâncias (legais ou ilegais).
Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave. A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade.
Ao longo da vida, todos nós podemos ser afectados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos como a perda de um familiar próximo, o divórcio, o desemprego, a reforma e a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental. Factores genéticos, infecciosos ou traumáticos podem também estar na origem de doenças mentais graves. 
As pessoas afectadas por problemas de saúde mental são muitas vezes incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas, devido a falsos conceitos, que importa esclarecer e desmistificar, como por exemplo:
  • As doenças mentais são fruto da imaginação;
  • As doenças mentais não têm cura;
  • As pessoas com problemas mentais são pouco inteligentes, preguiçosas, imprevisíveis ou perigosas.
Estes mitos, a par do estigma e da discriminação associados à doença mental, fazem com que muitas pessoas tenham vergonha e medo de procurar apoio ou não queiram reconhecer os primeiros sinais ou sintomas de doença. O tratamento deverá ser sempre procurado, uma vez que a recuperação é tanto mais eficaz quanto precoce for o tratamento. Mesmo nas doenças mais graves é possível controlar e reduzir os sintomas e, através de medidas de reabilitação, desenvolver capacidades e melhorar a qualidade de vida.
Os indivíduos afectados por problemas de saúde mental são cidadãos de pleno direito, pelo que não deverão ser excluídos do resto da sociedade mas sim apoiados no sentido da sua plena integração na família, na escola, nos locais de trabalho e na comunidade.
A escola deverá promover a integração das crianças com este tipo de perturbações no ensino regular e deverão ser criadas mais oportunidades no mundo do trabalho para as pessoas portadoras de doença mental. O envolvimento das famílias nos cuidados e na reabilitação destas pessoas é reconhecido como factor chave no sucesso do tratamento.
Para manter uma boa saúde mental, lembre-se:
  • Não se isole
  • Reforce os laços familiares e de amizade
  • Diversifique os seus interesses
  • Mantenha-se intelectual e fisicamente activo
  • Consulte o seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.

5 de outubro de 2011

Dia Mundial do Professor

As enciclopédias definem o Professor como uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações académicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.
Já Platão, na sua obra A República, alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão. É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela.
Neste 5 de Outubro, recordo com carinho os meus professores, que me incentivaram a buscar o conhecimento e os meus sonhos e me deram a possibilidade de tentar fazer o mesmo com outra geração. Apenas posso desejar estar a honrar a sua confiança ...

4 de outubro de 2011