Para muitos a correria das compras de Natal já começaram e muitos até já começaram a decorar as casas e a montar a árvore de natal.
Todos gostam da época natalícia: o ano está prestes a terminar, passa-se tempo com a família, compra-se presentes e come-se até fartar sem culpas. Mas o Natal moderno também se tornou extremamente consumista, pelo que é uma óptima altura para considerarmos a nossa pegada ecológica.
Um estudo recente realizado pelo site de comparação de preços GoCompare através do Fundo de Poupança de Energia inglês revelou a quantidade de energia que é desperdiçada pelas iluminações de Natal.
52% dos ingleses que responderam ao inquérito revelaram que tencionavam colocar iluminação natalícia no exterior das suas casas, pelo que, com esta ideia em mente, o site GoCompare calculou gambiarras com 100 lâmpadas de 5 watt acesa durante seis horas por dia ao longo da época natalícia consumirá 207 Kwh, o equivalente a 22,8 dias do consumo de electricidade do lar inglês médio.
Por seu lado, de acordo com o Fundo Americano de Defesa Ambiental, uma das maneiras mais simples de reduzir as contas de electricidade da época natalícia é comprar iluminações decorativas com LED, adequadas tanto para interior como para exterior. Apesar de as iluminações de Natal com LED serem geralmente mais caras que as alternativas tradicionais, a longo prazo elas consomem de longe menos energia, conduzindo a contas de electricidade mais simpáticas e à redução do impacto ambiental da época festiva, para além de serem bem mais duradouras.
A iluminação não é a única forma de reduzir a pegada ecológica das festas, um consumidor ético estenderá a sua preocupação à alimentação e às bebidas que serve, bem como aos presentes que oferece, aos cartões de boas festas que envia, à árvore de Natal que escolhe, etc., a lista é infindável.
Actualmente há muitas opções, por exemplo, em relação à escolha da árvore de Natal. Uma árvore verdadeira ganha sempre, pois as árvores artificiais são feitas de PVC difícil de reciclar, a não ser que utilize sucessivamente a mesma árvore ao longo de muitos anos. Em relação às árvores verdadeiras, opte pelas recolhidas de forma sustentável ou as cultivadas especificamente para esse fim. Se tiver essa possibilidade, considere plantar uma no seu jardim e use-a todos os anos.
Os presentes verdes também são uma excelente ideia pois não só promovem a sua visão mais ética e amiga do ambiente de estilo de vida, como reduzem a pegada ecológica do seu futuro utilizador, para além da sua. Pense em presentes reciclados, como joalharia, cosméticos amigos do ambiente ou produtos de comércio justo. Ofereça presentes que sejam úteis aos seus amigos ou faça-os em família para obter algo original e personalizado.
E já ponderou não oferecer presentes, de todo?
Em vez disso, doe roupas e brinquedos que já não use ou o seu tempo e disponibilidade para uma associação não governamental de apoio social ou ambiental, reúna os seus amigos e família e organize um dia de voluntariado para ajudar os que têm menos e ofereça muito mais que coisas embrulhadas em papel bonito.
Talvez sem o habitual foco sobre as coisas que se quer comprar, oferecer e receber, o verdadeiro significado da época natalícia possa ser novamente descoberto, afinal esta é a estação da partilha.
Sem comentários:
Enviar um comentário