A 5 de Outubro, milhões de professores e funcionários da área de educação juntam-se a crianças, jovens e pais de todo o mundo para comemorar o Dia Mundial do Professor.
Da crise económica global a desastres humanitários, como o terremoto no Haiti ou as enchentes no Paquistão, o papel dos professores tem sido vital para a reconstrução social, económica e intelectual das comunidades em que vivemos e trabalhamos.
Assim, a Education International (EI) tem orgulho de reconhecer a significativa contribuição de todos os professores para a criação de um mundo melhor. A Education International é a voz global de todos os trabalhadores associados à educação, representando perto de 30 milhões de professores e outros trabalhadores através de 401 organizações que dela fazem parte em 172 países.
O secretário geral da EI, Fred van Leeuwen, comentou: "Ser um professor significa pertencer à mais valiosa das profissões. Se as comunidades encaram dificuldades, os professores estão imediatamente presentes na linha de frente para ajudar a promover a recuperação. Infelizmente, em muitos países, ser um professor também significa receber um baixo salário, ser tratado injustamente, ser pressionado e, em alguns casos, temer pela própria vida. Mas mesmo com todos estes desafios, os professores continuam a ser cruciais para a sociedade, ensinando e aumentando a probabilidade de milhões de estudantes mudarem suas vidas".
"Como a UNESCO confirma", continua ele, "'Sem a contribuição dos professores para moldar as reformas educacionais, os processos de recuperação provavelmente não atingiriam a maioria das suas metas'. Numa época em que o mundo enfrenta uma escassez sem precedentes de professores qualificados e quando são precisos mais 10 milhões de professores para alcançar os objectivos acordados internacionalmente para a educação de qualidade a que cada criança tem direito, assinalar o Dia Mundial do Professor é um pequeno passo para homenagear os milhões de heróis extraordinários desta nossa comunidade global."
A EI assinou um documento juntamente com ILO, UNDP, UNESCO e UNICEF, e participa hoje num evento oficial em Paris com professores do Haiti, Lesoto, Mali, Laos, França e Israel, que darão o seu testemunho sobre o papel dos professores na recuperação das suas sociedades.
Sem comentários:
Enviar um comentário