29 de novembro de 2010

20 Anos, 20 Laços

No próximo dia 1 de Dezembro decorre no átrio da Estação do Rossio, pelas 16h30, a iniciativa 20 Anos, 20 Laços. Promovida pela Liga Portuguesa Contra a SIDA (LPCS), esta acção de sensibilização tem como embaixadora a manequim Carla Matadinho e consiste numa exposição de 20 laços vermelhos vestidos por 20 estilistas portugueses que utilizam o símbolo da luta contra a sida para criar peças de moda.
A Presidente da Liga, Eugénia Saraiva, comenta o desafio lançado aos estilistas: “A Liga entregou 20 laços que representam os 20 anos da nossa existência. Contamos com a criatividade de 20 estilistas portugueses para os “vestir”, dando ao símbolo da SIDA o seu cunho artístico e contribuindo para colocar o laço da SIDA na moda.”
Os estilistas Augustus, Fátima Lopes, Ana Salazar, Carlos Gil, Trupilariante, Katty Xiomara, João Rolo, José António Tenente, M. Alves & J. M. Gonçalves, Nuno Baltazar, Nuno Gama, Maria Gambina, Storytailors, Miguel Vieira, Luís Buchinho, Anabela Baldaque, Elsa Barreto, Gil de Sousa e Susana Agostinho, aceitaram o desafio da LPCS e apresentam as suas criações numa exposição que decorre na Estação do Rossio e que conta com a presença da Ministra da Saúde.
A Presidente da LPCS explica que “o laço vermelho simboliza a preocupação com a infecção VIH/SIDA, a importância da sua prevenção e a necessidade de apoiar as pessoas infectadas e afectadas. É nosso objectivo que o laço vermelho se torne moda porque queremos que se volte a falar de SIDA e prevenção.”
Durante o evento será também lançado o Carimbo comemorativo concedido pelos CTT para assinalar os 20 anos da LPCS.

24 de novembro de 2010

Feliz Natal Verde!

Para muitos a correria das compras de Natal já começaram e muitos até já começaram a decorar as casas e a montar a árvore de natal.

Todos gostam da época natalícia: o ano está prestes a terminar, passa-se tempo com a família, compra-se presentes e come-se até fartar sem culpas. Mas o Natal moderno também se tornou extremamente consumista, pelo que é uma óptima altura para considerarmos a nossa pegada ecológica.
Um estudo recente realizado pelo site de comparação de preços GoCompare através do Fundo de Poupança de Energia inglês revelou a quantidade de energia que é desperdiçada pelas iluminações de Natal.
52% dos ingleses que responderam ao inquérito revelaram que tencionavam colocar iluminação natalícia no exterior das suas casas, pelo que, com esta ideia em mente, o site GoCompare calculou gambiarras com 100 lâmpadas de 5 watt acesa durante seis horas por dia ao longo da época natalícia consumirá 207 Kwh, o equivalente a 22,8 dias do consumo de electricidade do lar inglês médio.
Por seu lado, de acordo com o Fundo Americano de Defesa Ambiental, uma das maneiras mais simples de reduzir as contas de electricidade da época natalícia é comprar iluminações decorativas com LED, adequadas tanto para interior como para exterior. Apesar de as iluminações de Natal com LED serem geralmente mais caras que as alternativas tradicionais, a longo prazo elas consomem de longe menos energia, conduzindo a contas de electricidade mais simpáticas e à redução do impacto ambiental da época festiva, para além de serem bem mais duradouras.
A iluminação não é a única forma de reduzir a pegada ecológica das festas, um consumidor ético estenderá a sua preocupação à alimentação e às bebidas que serve, bem como aos presentes que oferece, aos cartões de boas festas que envia, à árvore de Natal que escolhe, etc., a lista é infindável.
Actualmente há muitas opções, por exemplo, em relação à escolha da árvore de Natal. Uma árvore verdadeira ganha sempre, pois as árvores artificiais são feitas de PVC difícil de reciclar, a não ser que utilize sucessivamente a mesma árvore ao longo de muitos anos. Em relação às árvores verdadeiras, opte pelas recolhidas de forma sustentável ou as cultivadas especificamente para esse fim. Se tiver essa possibilidade, considere plantar uma no seu jardim e use-a todos os anos.
Os presentes verdes também são uma excelente ideia pois não só promovem a sua visão mais ética e amiga do ambiente de estilo de vida, como reduzem a pegada ecológica do seu futuro utilizador, para além da sua. Pense em presentes reciclados, como joalharia, cosméticos amigos do ambiente ou produtos de comércio justo. Ofereça presentes que sejam úteis aos seus amigos ou faça-os em família para obter algo original e personalizado.
E já ponderou não oferecer presentes, de todo?
Em vez disso, doe roupas e brinquedos que já não use ou o seu tempo e disponibilidade para uma associação não governamental de apoio social ou ambiental, reúna os seus amigos e família e organize um dia de voluntariado para ajudar os que têm menos e ofereça muito mais que coisas embrulhadas em papel bonito.
Talvez sem o habitual foco sobre as coisas que se quer comprar, oferecer e receber, o verdadeiro significado da época natalícia possa ser novamente descoberto, afinal esta é a estação da partilha.

19 de novembro de 2010

Sexualidade Positiva!

Decorreu hoje, pelas 17 horas, no Auditório da Escola Secundária de Amora mais uma palestra inserida na temática da Educação Sexual para os alunos do ensino secundário. Este evento foi organizado pelo Centro de Recursos da E.S.A., através da professora Isabel Tavares, e pelo PPES e nele estiveram presentes alunos do décimo e décimo primeiro anos.
A palestra foi conduzida pelo psicólogo Alfredo Leite, director pedagógico do projecto Mundo Brilhante, e teve como tema Representações da Afectividade e da Sexualidade Positiva.
De forma muito informal e interactiva, pretendeu-se levar os alunos a reflectir, através de imagens intercaladas com pequenas histórias, rindo e partilhando experiências.
Dando sempre o protagonismo aos alunos, foram desmontados e analisados muitos clichés, esteriótipos e ideias pré-concebidas sobre temas tão diversos como a assertividade, a gravidez na adolescência, a utilização do preservativo, afectos e relação entre os jovens e deles com a sociedade (incluindo pais e professores).
A assertividade, a capacidade de afirmar os próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de forma directa e honesta (sem violar os direitos dos outros), é crucial nas questões de sexualidade e afectividade pois permite um equilíbrio entre dois extremos, um por excesso (agressão), outro por defeito (submissão). Ser assertivo, afinal, é ser capaz de dizer SIM e NÃO quando for preciso.
Salientou-se o papel da escola como local por excelência para a formação de jovens assertivos e informados, capazes de tomar decisões e de viver e disfrutar de forma natural a sua sexualidade.
A equipa do PPES não pode deixar de agradecer a preciosa colaboração da professora Isabel Tavares, cuja disponibilidade e incansável energia muito nos tem motivado nesta tarefa.
Se queres saber mais sobre todos estes temas, tens dúvidas ou queres fazer uma sugestão, lembra-te que podes enviar um email para o endereço esasaudavel@gmail.com.

17 de novembro de 2010

Gravidez na Adolescência

Decorreu hoje na Escola Secundária de Amora a primeira de várias palestras consigandas à temática Gravidez na Adolescência, organizadas pelo PPES em colaboração com a psicóloga Andreia Santos.
Sendo esta uma questão premente na ESA, como em muitas outras escolas portuguesas, a análise das suas condicionantes com alunos do 11º ano (neste caso) permitiu uma percepção mais aprofundada desta situação.
De forma interactiva e dando primazia aos alunos, foram salientadas tanto as razões que levam as adolescentes a querer, como a não querer engravidar.
No primeiro grupo surgem razões como a insegurança relativamente aos objectivos de vida, a ilusão de criação de laços duradouros com os namorados ou a ignorância face à correcta utilização de métodos contraceptivos. No segundo grupo salientam-se as dificuldades financeiras e o prosseguimento dos estudos como as principais razões para evitar uma gravidez adolescente.
Em caso de dúvidas sobre esta ou outra temática relacionada com a sexualidade, envia um mail para esasaudavel@gmail.com, garantimos o teu anonimato.