31 de maio de 2011

Dia Mundial sem Tabaco

Assinala-se hoje o Dia Mundial sem Tabaco, promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e no qual se pretende alertar para as consequência do tabagismo, a principal causa, evitável, de morte e doença em Portugal.
Segundo a OMS, mais de cinco milhões de pessoas morrerão este ano devido a doenças relacionadas com o tabaco, como enfartes do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais (AVC), cancro e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Se acrescentarmos as cerca de 600 mil pessoas, que também morrerão devido à exposição a fumo ambiental do tabaco,ficar-se-á com uma noção mais real da gravidade do problema a nível global.
A Linha SOS Deixar de Fumar 808 20 88 88, do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, também se associou ao Dia Mundial Sem Tabaco, que tem este ano como objectivo a divulgação da Convenção Quadro da OMS para o Controlo do Tabagismo (CQCT), documento desde já histórico pelo recorde de ratificações: até hoje foi assinada por mais de 170 países. A CQCT está em vigor desde 2005, ano em que foi ratificada por Portugal, baseando-se em estudos sobre a necessidade destas medidas para proteger e melhorar a saúde pública mundial.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe hoje mais de uma centena de jovens no âmbito da conferência Dia Mundial Sem Tabaco: Consequências do Tabagismo na Adolescência que visa alertar os mais novos para as consequências do acto de fumar a curto e médio prazos.
Num estudo hoje apresentado ao público, investigadores da FMUP perceberam, de forma algo intrigante, que os adolescentes têm consciência de algumas das implicações do tabagismo na saúde: "Eles sabem que fumar faz mal e são capazes de associar o tabagismo a um maior risco de sofrer de cancro do pulmão ou doenças respiratórias e de morrer. No entanto, as informações de que dispõem não os impedem de fumar", esclarece Sílvia Fraga. Esta atitude tem, segundo os psicólogos, relação com a necessidade de aceitação por parte dos pares e uma espécie de ritual de passagem para a idade adulta.
A Respira - Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas lança também hoje uma campanha para combater a dependência tabágica que se prolongará até 16 de Novembro, Dia Mundial da DPOC. A campanha Não fumo! Os meus pulmões merecem, que tem como símbolo um Laço Azul e pretende alertar para os riscos associados à dependência tabágica.
Em Portugal, 22% da população com mais de 15 anos fuma de forma continuada e uma redução de 3% na prevalência do tabagismo no país resultaria numa redução de €3,7 milhões até 2020 e de €7,5 milhões até 2030 nas despesas relacionadas com tratamentos de cancro do pulmão, doença cardíaca crónica, AVC e DPOC, segundo o relatório europeu EQUIPP.
Segundo a OMS, o número de mortes anuais provocadas pela epidemia global do tabagismo poderá ser superior a 8 milhões em 2030. Se durante o século XX o tabaco foi responsável pela morte de 100 milhões de pessoas, prevê-se que no século XXI possa vir matar mil milhões de seres humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário