21 de setembro de 2011

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimar é uma perturbação mental que atinge cada vez mais indivíduos, à medida que a longevidade aumenta. Uma das maiores preocupações de todos nós actualmente reside na capacidade de reconhecer atempadamente os sinais do surgimento desta demência pois assim pode-se tentar retardá-los. A lista que se segue, baseada na disponibilizada pelo sítio Alzheimer portugal, pode ajudá-lo nessa tarefa:
1 – Perda de Memória
Um dos sinais mais comuns da Doença de Alzheimer, especialmente nas fases iniciais, é o esquecimento de informações recentes. Outros exemplos incluem o esquecimento de datas importantes ou eventos, repetir a mesma pergunta várias vezes e usar auxiliares de memória para as coisas que habitualmente se lembrava por si mesmo. Note-se que é normal esquecer-se de nomes ou palavras, mas recordá-los posteriormente.
2 – Dificuldade em planear ou resolver problemas
Algumas pessoas perdem a capacidade de desenvolver e seguir um plano de trabalho ou trabalhar com números. Podem ter dificuldade em seguir uma receita familiar ou gerir as suas contas mensais. Podem ter muitas dificuldades de concentração e levar muito mais tempo para fazer coisas que habitualmente faziam de forma mais rápida. Cometer erros ocasionais, por exemplo a passar um cheque, é, no entanto, normal.
3 – Dificuldade em executar tarefas familiares
Pessoas com Alzheimer podem ter dificuldades em conduzir até um local familiar, gerir um orçamento de trabalho ou em lembrar-se das regras do seu jogo favorito. A pessoa com Doença de Alzheimer pode ser incapaz de preparar qualquer parte de uma refeição, ou esquecer-se de que já comeu. Às vezes precisar de ajuda para gravar um programa de televisão ou deixar as batatas no forno e só se lembrar de as servir no final da refeição, continua a acontecer a todos.
4 – Perda da noção de tempo e desorientação
As pessoas com Doença de Alzheimer podem perder a noção de datas, estações do ano e da passagem do tempo. Podem ter dificuldades em entender alguma coisa que não esteja a acontecer naquele preciso momento. Às vezes podem até esquecer-se de onde estão ou como chegaram até lá. É normal ficar confuso sobre o dia da semana em que se encontra, mas lembrar-se mais tarde.
5 – Dificuldade em perceber imagens visuais e relações especiais
Para algumas pessoas, ter problemas de visão pode ser um sinal de Doença de Alzheimer. Podem ter dificuldades de leitura, dificuldades em calcular distâncias e determinar uma cor ou o contraste. Em termos de percepção, a pessoa pode passar por um espelho e achar que é outra pessoa, não reconhecendo a sua imagem reflectida no espelho. Ter problemas de visão devido a cataratas não tem qualquer relação.
6 – Problemas de linguagemDificuldades em acompanhar ou inserir-se numa conversa, parar a meio da conversa e não saber como continuar ou repetir várias vezes a mesma coisa pode ser um sinal preocupante. Podem ter dificuldades em encontrar palavras adequadas para se expressarem ou dar nomes errados às coisas. Às vezes ter dificuldade em encontrar a palavra certa para dizer alguma coisa é normal.
7 – Trocar o lugar das coisas
As pessoas com Alzheimer podem colocar as coisas em lugares desadequados, perder os objectos e não serem capazes de voltar atrás no tempo para se lembrarem de quando ou onde o usaram, chegando a acusar outros de lhes roubar as suas coisas. Perder coisas de vez em quando, como não saber onde estão os óculos ou o comando da televisão, também é normal.
8 – Discernimento fraco ou diminuído
As pessoas com Alzheimer podem sofrer alterações na capacidade de julgamento ou tomada de decisão, não ser capazes de perceber quando os estão claramente a enganar e ceder a pedidos de dinheiro, podem vestir-se desadequadamente ou mesmo não não ir logo ao médico quando têm uma infecção, pois não reconhecem a infecção como algo problemático. 
9 – Afastamento do trabalho e da vida social
As pessoas com Alzheimer podem abandonar os seus passatempos, actividades sociais, projectos de trabalho ou desportos favoritos. Podem começar a demonstrar dificuldade em assistir a um jogo do seu clube até ao fim, como faziam antes, ou podem esquecer-se de acabar alguma actividade que começaram. Mas sentir-se cansado do trabalho, da família, ou não lhe apetecer sair de vez em quando é normal.
10 – Alterações de humor e personalidade
O humor e a personalidade das pessoas com Alzheimer pode alterar-se. Podem tornar-se confusos, desconfiados, deprimidos, medrosos ou ansiosos. Podem começar a irritar-se com facilidade em casa, no trabalho, com os amigos ou em locais onde eles se sintam fora da sua zona de conforto. Alguém com a Alzheimer pode apresentar súbitas alterações de humor – da serenidade ao choro ou à angústia – sem que haja qualquer razão para tal facto. Recorde mais uma vez que desenvolver formas muito específicas de fazer as coisas e irritar-se quando a sua rotina é interrompida é normal.
Para saber mais sobre esta doença incapacitante, consulte também o site Alzheimer Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário