22 de setembro de 2011

Quercus e FNAC juntas no Dia Europeu Sem Carros

Os transportes, principalmente o transporte individual, continua a ser em Portugal o principal responsável pelas emissões de gases com efeito de estufa causadoras das alterações climáticas. No âmbito do Plano Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC), estão previstas duas medidas de redução das emissões pela transferência de 5% de passageiros do transporte individual para o transporte colectivo nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, até 2012.
Em Lisboa apenas se conseguiu transferir 1,6% dos passageiros e no Porto os resultados são desconhecidos.

O excesso de tráfego automóvel é também a principal causa da ultrapassagem dos valores limite de poluentes na qualidade do ar (partículas e dióxido de azoto), em algumas zonas de tráfego de Lisboa e Porto ao longo dos últimos anos, reduzindo a esperança de vida dos residentes nas zonas afectas em alguns meses.
Neste contexto, e tendo a consciência que o aumento do preço dos transportes públicos irá certamente dificultar ainda mais a concretização destes objectivos, assinala-se a Semana da Mobilidade e o Dia Europeu Sem Carros.
Com o objectivo celebrar este dia, a associação ambientalista Quercus e a FNAC  estão a colaborar numa campanha de sensibilização ambiental, sob o lema Para Um Melhor Ambiente, Conduza Menos, Leia Mais.
Assim, a Quercus e a FNAC associaram a utilização do transporte colectivo à leitura, oferecendo mini-livros nos interfaces de vários transportes colectivos de Lisboa e Porto.
A distribuição dos mini-livros decorrerá durante todo o dia, em Lisboa, no Cais do Sodré, Restauradores e Sete Rios, e no Porto, em Campanhã, Hospital de São João e Praça da Liberdade.
Cada mini-livro contém os primeiros capítulos de uma novidade literária e um desconto de 10% (ou de 20%, em caso de aquisição dessa mesma obra) numa loja FNAC.
Além da Quercus e da FNAC, também a Porto Editora, Carris, Fertagus, Metro de Lisboa, Metro do Porto, REFER, Soflusa, Transtejo, bem como as Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto, vão assinalar o dia sensibilizando o público a utilização do transporte colectivo em detrimento do individual.

Sem comentários:

Enviar um comentário