29 de setembro de 2011

Dia Mundial do Coração

A doença cardiovascular é actualmente a principal causa de óbito e incapacidade nos países industrializados, por isso aqui ficam algumas sugestões simples para manter saudável o seu amigo do peito:

• Ainda que os ovos e o marisco tenham uma quantidade apreciável de colesterol, note que não é a redução/exclusão destes alimentos na sua dieta que mais vantagens confere nos níveis desta gordura no sangue. A redução nas fontes de gordura saturada – como os lacticínios gordos, carnes vermelhas e charcutaria - e o aumento da ingestão de legumes, leguminosas, aveia e frutas serão certamente mais eficientes e promissores.

• Recorra ao azeite para elaborar todos os seus refogados, frituras e até como substituto das tradicionais entradas dos restaurantes - como os patés e margarinas para barrar – mantendo assim uma ingestão adequada de gorduras monoinsaturadas, bastante benéficas à saúde cardiovascular.

• Evite consumir alimentos e refeições processadas, como as comidas de fast-food, os bolos e produtos de pastelaria, os salgados, biscoitos, bolachas e algumas batatas fritas de pacote. De uma forma geral, todos eles são ricos em ácidos gordos trans - que muito contribuem para o aumento do colesterol-LDL - e sal.

• Ingira diariamente pequenas fontes de ácidos gordos ómega-3 - como por exemplo nozes, pinhões e sementes - e, em regime mais moderado, recorra também ao peixe (duas a quatro vezes por semana) e aos óleos vegetais (milho, soja e girassol).

• Modere a ingestão diária de álcool, estabelecendo um limite máximo de duas porções diárias (preferencialmente dois copos de vinho tinto) se for homem e de uma porção diária se for mulher.

• Inclua alho na confecção de algumas das suas refeições principais. 2-3 gramas deste alimento por dia podem conferir importantes benefícios cardiovasculares.

Chocolate! Sim, chocolate! Desde que em quantidades moderadas (25-40 g por dia) e rico em cacau (optar pelo chocolate preto), este alimento pode ajudar no combate à hipertensão arterial, na resistência à insulina e nos níveis elevados de colesterol, promovendo assim a saúde cardiovascular.

• Explore os derivados da soja nas suas confecções. Substituir o queijo e fiambre por tofu fumado com uma rodela de tomate e orégãos, cozer a edamame ou “soja fresca” (já comercializada em versão congelada sem vagem) e utilizá-la como acompanhamento das suas refeições principais são algumas das sugestões a seguir.

• Em vez de utilizar a pesagem na balança como único indicador do seu processo de controlo do peso, recorra também à medição da sua circunferência da cintura para este efeito. Realizar este procedimento no conforto e à-vontade da sua casa e adoptá-lo como rotina mensal, registando o resultado e procurando manter um valor inferior a 102 ou 88 cm, consoante seja homem ou mulher, é uma estratégia de grande utilidade e fácil de implementar.

Se é fumador, pondere abandonar este hábito, melhorando assim a sua pressão arterial, função pulmonar, circulação sanguínea e também o cheiro e paladar. Porque não juntar mais 2-3 amigos com as mesmas intenções e ajudarem-se mutuamente neste processo? O suporte social pode ser uma mais-valia para o sucesso deste processo.

• Reserve pequenos momentos ao longo do dia para realizar técnicas de relaxação. Esta prática é bastante interessante para superar os agentes agressores do nosso estado de tranquilidade. Respirar profundamente numa divisão silenciosa da sua casa, na varanda do local de trabalho, num jardim agradável e até na hora de maior tráfego rodoviário pode induzir a maior bem-estar.

• Procure adoptar comportamentos mais activos ao longo do seu dia-a-dia – como subir escadas e caminhar um pouco mais nos seus percursos diários –, acumulando mais de 30 minutos de actividade física moderada (que geralmente se traduz num aumento confortável da frequência cardíaca, do ritmo respiratório e da temperatura) na maioria dos dias da semana ou preferencialmente em todos. Paralelamente, envolva-se em exercícios de força muscular (se possível prescritos por um especialista em exercício e saúde), importantes para que realize as tarefas do dia-a-dia com maior agilidade, conforto e segurança.

Ria e sorria sempre que puder! Para além de relaxar e revelar toda a sua beleza, fortalece o sistema imunológico e reduz os níveis de stresse. Comece por fazer uma lista das coisas que mais o fazem rir e procure colocá-las em prática tão frequentemente quanto possível.

28 de setembro de 2011

Antibióticos a mais = saúde a menos

Portugal está entre os dez países da Europa onde se consome mais antibióticos, ocupando o nono lugar. A informação foi revelada num estudo recente realizado num total de 32 países, numa altura em que morrem todos os anos cerca de 25 mil pessoas na União Europeia devido a infecções graves resistentes aos antibióticos.
José Artur Paiva, coordenador do programa nacional de prevenção, referiu que a atitude dos portugueses tem vindo a alterar-se mas ainda existe um recurso injustificadamente frequente de antibióticos. Segundo dados divulgados, 78% dos portugueses pensa que os antibióticos são eficazes no tratamento de infecções provocadas por vírus, mas isso não é verdade e pode ser negativo, já que o seu uso indiscriminado torna o corpo mais resistente aos antibióticos quando eles são mesmo necessários.
Nesse sentido, e para alertar a população para este problema, será lançada esta quarta-feira uma campanha de sensibilização para o uso correcto de antibióticos.
Quando tomamos um antibiótico para neutralizar as bactérias, também lhes damos a oportunidade de lutarem, se adaptarem e desenvolverem resistências. Os antibióticos têm diferentes acções e podem matar as bactérias ou inibir a sua reprodução, para permitir que as nossas defesas as destruam.
Mas as bactérias podem alterar áreas específicas dos seus genes onde os antibióticos actuam, inactivando-os antes de entrar ou expulsando-os. Depois, além de se replicarem, transferem os genes de resistência a outras bactérias.
Se deixar de tomar o antibiótico antes de a embalagem terminar, por exemplo, não elimina esses microrganismos mais resistentes e prolonga a infecção. Mesmo que se sinta melhor, respeite as tomas e acabe a embalagem.
Medicamentos receitados a outros utentes nunca são opção para si. O antibiótico para uma infecção pode não ser adequado para doenças que surjam no futuro.
Entregue as sobras na farmácia para protecção do ambiente.

27 de setembro de 2011

Overshoot Day - a nossa conta ecológica está a descoberto

Hoje ultrapassámos o nosso saldo ecológico.
A humanidade ultrapassou o orçamento da natureza disponível para o ano e está agora a funcionar a descoberto, segundo os cálculos da Global Footprint Network para 2011.
O chamado Earth Overshoot Day, que este ano calha a 27 de Setembro, ajuda-nos a conceptualizar o grau em que estamos a gastar acima do orçamento na nossa utilização dos recursos naturais.
Em aproximadamente nove meses, estamos a exigir um nível de serviços ecológicos - desde a produção de alimentos e materiais brutos à filtragem das nossas emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito de estufa - equivalente ao que o planeta consegue fornecer para todo o ano de 2011. Do ponto de vista ecológico, para todos os efeitos já gastámos todo o nosso salário anual mas ainda temos um quarto do ano pela frente.
“Da escalada descontrolada do preço dos alimentos aos efeitos incapacitantes das alterações climáticas, as nossas economias estão actualmente a confrontar-se com a realidade de anos de gastos para além das nossas possibilidades”, diz o presidente da Global Footprint Network, Mathis Wackernagel. “Se queremos manter sociedades estáveis e uma boa vida, não podemos continuar a manter uma discrepância cada vez mais gritante entre o que a natureza é capaz de nos fornecer e o que as nossas infrastruturas, economias e estilo de vida exigem.”
Se quer saber mais sobre a ultrapassagem do nosso crédito ecológico, veja este vídeo.

24 de setembro de 2011

Limpar Portugal 2012: Faltam seis meses!

Grupos e organizações de voluntários de 100 países estão em vias de concretizar uma ação global de Limpeza Mundial em 2012, o Let's do It! World Cleanup 2012, tendo como objetivo erradicar as lixeiras ilegais das florestas dos países aderentes, num só dia e assim melhorar a consciência ambiental da população mundial. A expetativa é a participação de mais de 100 países, de 300 milhões de pessoas e de mais de 100 milhões de toneladas de lixo recolhidas: entre 24 março e 25 de setembro de 2012.
“Esta ação não se destina apenas aos amantes da Natureza, destina-se a todo o Mundo que desperta para a realidade de que o desperdício é o recurso mais mal utilizado por toda a parte", disse um dos promotores da ação, o estónio Rainer Nolvak.
Em Portugal o PROJETO LIMPAR PORTUGAL 2012 está a ser enquadrado pela AMO Portugal - Associação Mãos à Obra Portugal, que nasceu da organização do Projeto concretizado por mais de 100 000 Voluntários no dia 20 de Março de 2010, responsáveis pela recolha de 50.000 toneladas de lixo.
Contando apenas com a ação de voluntários na organização e na coordenação o PROJETO LIMPAR PORTUGAL 2012 espera a adesão massiva na sua execução, no dia 24 de Março.
Este evento pretende, essencialmente, promover a educação ambiental e refletir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da iniciativa de limpar as florestas, removendo todo o lixo depositado indevidamente nos espaços verdes, nas cidades e nas praias.
Contamos com a ajuda de todos os Voluntários, Associações, Instituições, Empresas, Grupos formais e informais, para participarem nas ações de limpeza dos resíduos depositados ilegalmente: ponhamos todos juntos Mãos à Obra, vamos limpar Portugal a 24 de março de 2012.

23 de setembro de 2011

Desafios em Contracepção

Começa amanhã a segunda Reunião Científica anual da Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC), dedicada ao tema Desafios em Contracepção. A iniciativa decorre Universidade do Algarve, em Faro e termina no sábado, dia 24 de Setembro.
David Rebelo, presidente da SPDC, afirma que o encontro “será interessante para todos os colegas que pretendam aumentar, actualizar os seus conhecimentos e partilhar a sua experiência na área da saúde sexual e reprodutiva”.
No primeiro dia realizam-se workshops formativos e apresentação de comunicações livres. No segundo dia serão discutidos em conferências, palestras e debates, com a presença de vários peritos nacionais e internacionais, temas como Saúde Sexual e Reprodutiva em Portugal, Educação Sexual, Práticas contraceptivas em diferentes culturas, Contracepção em mulheres com comportamento aditivo e Controvérsias em contracepção.
A 2ª Reunião da SPDC tem o patrocínio científico da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG), na qual a SPDC foi integrada este ano. No último ano a SPDC desenvolveu a sua actividade científica no âmbito da actualização e formação de profissionais de saúde em Saúde Sexual e Reprodutiva.
O programa da reunião pode ser consultado aqui.

~~ Ciência Hoje

22 de setembro de 2011

Quercus e FNAC juntas no Dia Europeu Sem Carros

Os transportes, principalmente o transporte individual, continua a ser em Portugal o principal responsável pelas emissões de gases com efeito de estufa causadoras das alterações climáticas. No âmbito do Plano Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC), estão previstas duas medidas de redução das emissões pela transferência de 5% de passageiros do transporte individual para o transporte colectivo nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, até 2012.
Em Lisboa apenas se conseguiu transferir 1,6% dos passageiros e no Porto os resultados são desconhecidos.

O excesso de tráfego automóvel é também a principal causa da ultrapassagem dos valores limite de poluentes na qualidade do ar (partículas e dióxido de azoto), em algumas zonas de tráfego de Lisboa e Porto ao longo dos últimos anos, reduzindo a esperança de vida dos residentes nas zonas afectas em alguns meses.
Neste contexto, e tendo a consciência que o aumento do preço dos transportes públicos irá certamente dificultar ainda mais a concretização destes objectivos, assinala-se a Semana da Mobilidade e o Dia Europeu Sem Carros.
Com o objectivo celebrar este dia, a associação ambientalista Quercus e a FNAC  estão a colaborar numa campanha de sensibilização ambiental, sob o lema Para Um Melhor Ambiente, Conduza Menos, Leia Mais.
Assim, a Quercus e a FNAC associaram a utilização do transporte colectivo à leitura, oferecendo mini-livros nos interfaces de vários transportes colectivos de Lisboa e Porto.
A distribuição dos mini-livros decorrerá durante todo o dia, em Lisboa, no Cais do Sodré, Restauradores e Sete Rios, e no Porto, em Campanhã, Hospital de São João e Praça da Liberdade.
Cada mini-livro contém os primeiros capítulos de uma novidade literária e um desconto de 10% (ou de 20%, em caso de aquisição dessa mesma obra) numa loja FNAC.
Além da Quercus e da FNAC, também a Porto Editora, Carris, Fertagus, Metro de Lisboa, Metro do Porto, REFER, Soflusa, Transtejo, bem como as Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto, vão assinalar o dia sensibilizando o público a utilização do transporte colectivo em detrimento do individual.

21 de setembro de 2011

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimar é uma perturbação mental que atinge cada vez mais indivíduos, à medida que a longevidade aumenta. Uma das maiores preocupações de todos nós actualmente reside na capacidade de reconhecer atempadamente os sinais do surgimento desta demência pois assim pode-se tentar retardá-los. A lista que se segue, baseada na disponibilizada pelo sítio Alzheimer portugal, pode ajudá-lo nessa tarefa:
1 – Perda de Memória
Um dos sinais mais comuns da Doença de Alzheimer, especialmente nas fases iniciais, é o esquecimento de informações recentes. Outros exemplos incluem o esquecimento de datas importantes ou eventos, repetir a mesma pergunta várias vezes e usar auxiliares de memória para as coisas que habitualmente se lembrava por si mesmo. Note-se que é normal esquecer-se de nomes ou palavras, mas recordá-los posteriormente.
2 – Dificuldade em planear ou resolver problemas
Algumas pessoas perdem a capacidade de desenvolver e seguir um plano de trabalho ou trabalhar com números. Podem ter dificuldade em seguir uma receita familiar ou gerir as suas contas mensais. Podem ter muitas dificuldades de concentração e levar muito mais tempo para fazer coisas que habitualmente faziam de forma mais rápida. Cometer erros ocasionais, por exemplo a passar um cheque, é, no entanto, normal.
3 – Dificuldade em executar tarefas familiares
Pessoas com Alzheimer podem ter dificuldades em conduzir até um local familiar, gerir um orçamento de trabalho ou em lembrar-se das regras do seu jogo favorito. A pessoa com Doença de Alzheimer pode ser incapaz de preparar qualquer parte de uma refeição, ou esquecer-se de que já comeu. Às vezes precisar de ajuda para gravar um programa de televisão ou deixar as batatas no forno e só se lembrar de as servir no final da refeição, continua a acontecer a todos.
4 – Perda da noção de tempo e desorientação
As pessoas com Doença de Alzheimer podem perder a noção de datas, estações do ano e da passagem do tempo. Podem ter dificuldades em entender alguma coisa que não esteja a acontecer naquele preciso momento. Às vezes podem até esquecer-se de onde estão ou como chegaram até lá. É normal ficar confuso sobre o dia da semana em que se encontra, mas lembrar-se mais tarde.
5 – Dificuldade em perceber imagens visuais e relações especiais
Para algumas pessoas, ter problemas de visão pode ser um sinal de Doença de Alzheimer. Podem ter dificuldades de leitura, dificuldades em calcular distâncias e determinar uma cor ou o contraste. Em termos de percepção, a pessoa pode passar por um espelho e achar que é outra pessoa, não reconhecendo a sua imagem reflectida no espelho. Ter problemas de visão devido a cataratas não tem qualquer relação.
6 – Problemas de linguagemDificuldades em acompanhar ou inserir-se numa conversa, parar a meio da conversa e não saber como continuar ou repetir várias vezes a mesma coisa pode ser um sinal preocupante. Podem ter dificuldades em encontrar palavras adequadas para se expressarem ou dar nomes errados às coisas. Às vezes ter dificuldade em encontrar a palavra certa para dizer alguma coisa é normal.
7 – Trocar o lugar das coisas
As pessoas com Alzheimer podem colocar as coisas em lugares desadequados, perder os objectos e não serem capazes de voltar atrás no tempo para se lembrarem de quando ou onde o usaram, chegando a acusar outros de lhes roubar as suas coisas. Perder coisas de vez em quando, como não saber onde estão os óculos ou o comando da televisão, também é normal.
8 – Discernimento fraco ou diminuído
As pessoas com Alzheimer podem sofrer alterações na capacidade de julgamento ou tomada de decisão, não ser capazes de perceber quando os estão claramente a enganar e ceder a pedidos de dinheiro, podem vestir-se desadequadamente ou mesmo não não ir logo ao médico quando têm uma infecção, pois não reconhecem a infecção como algo problemático. 
9 – Afastamento do trabalho e da vida social
As pessoas com Alzheimer podem abandonar os seus passatempos, actividades sociais, projectos de trabalho ou desportos favoritos. Podem começar a demonstrar dificuldade em assistir a um jogo do seu clube até ao fim, como faziam antes, ou podem esquecer-se de acabar alguma actividade que começaram. Mas sentir-se cansado do trabalho, da família, ou não lhe apetecer sair de vez em quando é normal.
10 – Alterações de humor e personalidade
O humor e a personalidade das pessoas com Alzheimer pode alterar-se. Podem tornar-se confusos, desconfiados, deprimidos, medrosos ou ansiosos. Podem começar a irritar-se com facilidade em casa, no trabalho, com os amigos ou em locais onde eles se sintam fora da sua zona de conforto. Alguém com a Alzheimer pode apresentar súbitas alterações de humor – da serenidade ao choro ou à angústia – sem que haja qualquer razão para tal facto. Recorde mais uma vez que desenvolver formas muito específicas de fazer as coisas e irritar-se quando a sua rotina é interrompida é normal.
Para saber mais sobre esta doença incapacitante, consulte também o site Alzheimer Portugal.

16 de setembro de 2011

Recepção aos novos alunos da ESA

Realizaram-se ontem quinta-feira as recepções aos alunos do 7º ano do ensino básico regular (10 horas) e do primeiro ano dos cursos CEF (11 horas) no Auditório da ESA.
Nelas foi exibido um pequeno excerto do filme de Guilherme Borges, aluno do 11º ano, sobre a transformação que as instalações da escola têm sofrido nos últimos dois anos e o diretor proferiu algumas palavras de boas-vindas.
O PPES também fez questão de estar presente e apresentar o seu projeto e objetivos, convidando alunos e encarregados de educação presentes a participar nas suas actividades.
Hoje, sexta-feira, decorrerão as apresentações para os alunos do 10º ano do ensino regular e profissional, igualmente com a nossa presença, até lá :)

12 de setembro de 2011

Bronze para Biologia Portuguesa

O ministro da Educação e Ciência felicitou hoje a equipa portuguesa pelo resultado obtido nas V Olimpíadas Ibero-Americanas de Biologia, em que um aluno de uma escola de Caldas da Rainha conquistou uma medalha de bronze.
Diogo Maia e Silva, de 18 anos, aluno da Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, conseguiu um «resultado inédito para Portugal, ao conquistar uma medalha de bronze», realça um comunicado do gabinete do ministro Nuno Crato.
Além de Diogo Maia e Silva, participaram nestas Olimpíadas Rui Pedro Nunes, da Escola Manuel Bernardes, em Lisboa, Beatriz Madureira, do Colégio São Miguel, em Fátima, e Ana Beatriz Teixeira, do Agrupamento de Escolas de Castro Daire.
Diogo Maia e Silva, o primeiro aluno português a conquistar uma medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, acredita que Portugal poderá aspirar à medalha de ouro na próxima edição do evento.
«A minha classificação foi uma agradável surpresa e um sinal de que no próximo ano, em Portugal, podemos aspirar a uma classificação mais alta e até conquistar a medalha de ouro», disse à agência Lusa Diogo Maia e Silva à chegada da comitiva portuguesa ao aeroporto de Lisboa.
-- adaptado de TVI24

7 de setembro de 2011

Olimpíadas da Biologia

Quatro alunos portugueses estão na Costa Rica, a participar nas V Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia, que decorrem até 11 de Setembro. A Ordem dos Biólogos é responsável pela participação portuguesa na iniciativa e já assegurou que as olimpíadas do próximo ano se realizarão em Portugal.
Os representantes portugueses foram seleccionados entre 4000 alunos de 160 escolas nas olimpíadas nacionais e são Beatriz Madureira, aluna do 12º ano no Colégio S. Miguel, em Fátima (a primeira classificada), Ana Beatriz Teixeira, do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, Diogo Maia e Silva, da Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha) e Rui Nunes, do Colégio Manuel Bernardes (Lisboa).
O objectivo das OIAB é promover o estudo das ciências biológicas e estimular o desenvolvimento dos jovens talentos nesta ciência, assim como estreitar laços de amizade entre os países participantes, fomentar a cooperação e o intercâmbio de experiências.
Depois de no ano passado o primeiro grupo a participar nas Olimpíadas, realizadas na cidade de Lima, Peru, ter sido surpreendido com matérias não incluídas nos currículos de biologia ministrados em Portugal, este ano a Ordem dos Biólogos e a Ciência Viva promoveram uma jornada de treino em laboratório para ajudar os participantes a prepararem-se para as provas.