“Ainda que os centros comerciais superlotados e as festas aumentem o risco de ficarmos doentes nesta altura do ano, há muitas precauções que podemos tomar para o evitar”, diz Gillian Stephens, médica e professora de medicina familar na Escola de Medicina da Universidade de Saint Louis. Ela deixa-nos as 10 melhores formas de nos protegermos a nós e à nossa família durante a época festiva:
- mantenha a distância - para muitos o Natal significa estar perto da família e amigos mas Stephens recomenda que nãos eja demasiado próximo. Os vírus da constipação e da gripe propagam-se através de gotículas emitidas pela boca e nariz, logo manter-se a a um metro ou metro e meio dos seus convidados (especialmente daqueles que pareçam doentes) diminui o risco de contaminação. Stephens também recomenda que se evite o contacto cara-a-cara quando se abraça alguém e que se dê atenção a artigos partilhados (telefone, comandos, maçanetas, etc.) pois o vírus pode permanecer activo em superfícies até 48 horas.
- lave as mãos frequentemente - a melhor gripe e constipação é aquela que não apanhamos, logo lave as mãos com água morna e sabão, especialmente antes de comer ou tocar nos olhos e nariz.
- cuidado com a mesa do buffet - as calorias não são as únicas a rondar a mesa do buffet, os vírus também lá andam. Se for o anfitrião reduza a sua presença servindo os pratos em porções individuais, se for convidado não retire nada directamente com as mãos.
- não beba demasiado - o álcool está disponível em abundância nesta época mas Stephens recomenda um máximo de duas bebidas por dia pois do consumo excessivo podem resultar comportamentos perigosos.
- fique em casa se está doente - ninguém perder as festas mas faça um favor a si próprio e aos outros ficando em casa se não se sentir bem. Não deve haver problema em sair se tiver apenas uma constipação ligeira mas Stephens recomenda ficar em casa se os sintomas forem dores de garganta, tosse, febre ou dores no corpo. Se estiver em casa de familiares, peça imediatamente um quarto só para si.
Mas é claro que permanecer saudável na época festiva não se limita ao que se faz em festas e locais muito frequentados. Stephens recomenda outros cinco aspectos para um estilo de vida saudável nesta época do ano:
- sono - evite a tentação de reduzir as horas de sono para fazer ainda mais nestes dias tão ocupados, perder uma ou duas horas de sono por noite pode desgastar o seu sistema imunitário e aumentar o seu nível de stress o que nos torna mais susceptíveis a adoecer. Manter uma rotina de sono regular também é muito importante para as crianças.
- dieta saudável - todos abusamos um pouco nesta altura do ano mas se o fizermos regularmente todos os dias atá ao Ano Novo pode-se facilmente ganhar 5kg. Antes de uma festa, Stephens recomenda que se coma uma maçã grande e se beba um grande copo de água. Na festa retire porções pequenas dos pratos ricos em calorias e complete com legumes e salada, guarde as calorias para os seus pratos preferidos.
- mantenha o nível de hidratação - o ar frio e seco seca as membranas mucosas, quebrando a barreira natural de protecção contra as infecções que elas representam. Para evitar adoeçer, beba muita água, especialmente quando em viagem.
- faça exercício - apesar da crescente lista de coisas a fazer, agora não é momento para interromper a sua rotina de exercícios. Ela vai ajudar a manter o seu peso nesta época de abusos e alivia o stress.
- saúde mental - o stress afecta o sistema imunitário e na escolha do presente perfeito ou na decoração da sala, muita gente, especialmente mulheres, colocam demasiada pressão sobre si próprios para criar o Natal perfeito para as suas famílias.
Sem comentários:
Enviar um comentário