A organização ambientalista GAIA apela hoje aos portugueses para que não comprem nada e se juntem ao "Dia sem compras" que hoje se assinala em vários locais do mundo contra o consumismo desenfreado e os seus efeitos negativos no planeta.
O desafio é passar este sábado sem comprar nada, uma iniciativa que nasceu nos Estado Unidos há mais de uma década, para combater os efeitos da publicidade ao consumo, e que em Portugal é assinalada desde o início da década pela organização ambientalista GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental.
João Aguiar, activista do GAIA, explicou à Lusa que o dia foi escolhido pelos norte-americanos, e "copiado" para Portugal, por ser no fim-de-semana a seguir à Acção de Graças e anterior ao Natal, um periodo que habitualmente regista um elevado consumo.
Em Portugal consume-se 3 vezes mais do que permitiria ter um planeta sustentável, disse-o publicamente o presidente da Oikos em 2007.
Este ano em Lisboa o Dia Sem Compras é celebrado com uma Marcha a sair da Praça da Figueira às 14h até ao Largo Camões. O percurso passa pela Rua Augusta, onde vai ser montado um teatro de rua, pela Rua do Carmo e Rua Almeida Garret, até ao Largo do Camões onde haverá nova representação do Teatro do Oprimido.
Na marcha praticipam também dois grupos de percussão: os Ritmos de Resistência (percusssão samba) e a Nação do Bairro (percussão maracatú).
Saiba mais visitando o site http://dia-sem-compras.gaia.org.pt/
Queria saber o que eh a organizaçâo ambientalista GAIA eu tenho que fazer um trabalho e queria saber mais sobre o GAIA por favor me ajude !!!!!!>.<
ResponderEliminar