15 de novembro de 2009

Abraço - porque a SIDA existe ...

... e continua a matar.
A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) é um conjunto de sintomas e infecções em seres humanos resultantes do dano específico do sistema imunológico ocasionado pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH ou HIV segundo a terminologia anglo-saxónica).
O alvo principal deste vírus são os linfócitos T CD4+, fundamentais para a coordenação das defesas do organismo. Assim que o número destes linfócitos diminui abaixo de certo nível (o centro de controle de doenças dos Estados Unidos da América define este nível como 200 por ml), o colapso do sistema imune é possível, abrindo caminho a doenças oportunistas e tumores que podem matar o doente.
Existem tratamentos para a SIDA/AIDS e o HIV que diminuem a progressão viral, mas não há nenhuma cura conhecida.
Assim, com o objectivo de continuar a alertar para os perigos desta Doença Sexualmente Transmissível, o Projecto de Promoção e Educação para a Saúde tem o prazer de anunciar a presença da Associação ABRAÇO na escola na próxima quarta-feira, dia 18 de Novembro de 2009, onde realizará uma palestra sobre o tema. A palestra decorrerá no Anfiteatro Grande e terá início às 15.15.
A ABRAÇO é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, uma organização não governamental sem fins lucrativos de prestação de serviços na área da SIDA.
Foi constituída por escritura pública em Junho de 1992, formalizando e dando continuidade ao trabalho de um pequeno número de voluntários que, desde Dezembro de 1991, prestava apoio psicológico, social e material a seropositivos internados na Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Egas Moniz, e tentava melhorar as condições hospitalares.
Se quiser ajudar, inscreva-se como voluntário, contactando a coordenação de voluntários através do email voluntarios@abraco.pt, faça a consignação de IRS ou torne-se sócio individual por apenas 66€/ano. A ABRAÇO conta consigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário