- diminuir o número de doentes e de mortes
- diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde devido a excesso de procura
- diminuir a sobrecarga na escola devido ao excesso de absentismo.
O contágio da gripe A ocorre de forma semelhante ao da gripe sazonal. O vírus transmite-se directamente de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando se fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco.
O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada, nomeadamente através de maçanetas das portas, teclados de computador, e outras superfícies de utilização pública. Estudos demonstraram que o vírus permanece activo várias horas nesse tipo de superfície (entre 3 e 8 horas), pelo é muito importante que sejam limpas regularmente.
O vírus pode ser destruído com qualquer produto comum de desinfecção doméstica, como água e sabão, detergentes, lixívia ou álcool. O vírus também é destruído pela acção do calor com temperatura superior a 75º centígrados.
O período de incubação da gripe A varia entre um e sete dias, após o contágio, e o contágio pode ocorrer enquanto existirem sintomas, o que nos leva a considerar, em média, um período crítico de cerca de 10 dias.
As principais medidas de prevenção em meio escolar (comuns a muitos outros contextos) consistem em:
- lavar frequentemente as mãos com água e sabão (nomeadamente à chegada à escola, depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz, após a utilização de teclados, ratos de computador ou outros materiais escolares de uso partilhado, antes das refeições, após a ida à casa de banho, à chegada a casa vindos da rua, após contacto com uma pessoa doente com sintomas gripais, ou com roupas ou objectos manuseados pelo doente);
- usar lenço de papel para proteger tosse ou espirros, inutilizar o lenço e lavar imediatamente as mãos;
- se não tiver lenço, tossir para o antebraço, nunca para as mãos!;
- evitar tocar na boca, no nariz ou nos olhos sem ter as mãos lavadas;
- evitar a proximidade de pessoas com sinais de doença gripal (manter uma distância superior a 1 metro sempre que possível);
- evitar locais muito frequentados;
- limpar frequentemente as superfícies de trabalho, teclados, maçanetas de porta, etc.;
- arejar as salas de aula todos os intervalos, bem como os espaços interiores.
Sem comentários:
Enviar um comentário